“Os comerciantes inteligentes de hoje em dia não vendem produtos, mas sim pacotes de benefícios. Não vendem somente o valor de compra, mas vendem o valor de uso!” Philip Kotler
A criação de valor é o que distingue a empresa dos concorrentes, assegura os clientes a longo prazo e dá significado à sua marca!
Tecnicamente, a proposta de valor é a razão pela qual os clientes preferem uma empresa e não outra. Resolve os problemas dos clientes ou satisfaz-lhes as necessidades. Cada proposta de valor consiste num conjunto selecionado de produtos ou serviços que satisfaz a exigência de um segmento de clientes específico. Assim sendo, a proposta de valor é uma agregação de benefícios que uma empresa oferece ao cliente.
Por outras palavras, atualmente já não é suficiente estar no mercado para vender um simples champô pois apesar de todos servirem para o mesmo fim (lavar o cabelo) todas as pessoas procuram os champôs que oferecem mais benefícios, como por exemplo champôs para cabelos pintados, encaracolados ou anticaspa!
E se pensar bem, isto não acontece só com o mercado dos champôs, acontece em todas as áreas de negócios!
Desta forma, olhe para o seu negócio e responda às seguintes perguntas:
De que forma é que os seus produtos/serviços são diferentes dos do seu concorrente?
Os clientes escolhem os seus concorrentes? Que benefícios é que eles oferecem?
Se continuar a oferecer um produto / serviço sem benefícios para o cliente, irá ser considerado apenas mais uma empresa aos olhos do mercado.
A única forma de manter um negócio rentável e duradouro ao longo dos anos é oferecer ao mercado alguma característica que o distinga, pois, champôs há muitos!