Os anúncios publicitários permitem colocar os seus produtos ou serviços à frente de milhares de pessoas por um custo baixo, sem necessidade de trabalho extra, mas a criação de uma estratégia de marketing de conteúdo, eleva-o para outro patamar!
“Um bom conteúdo, que ajude o seu público, terá um retorno incrível sem que precise de publicitar o seu negócio ou o seu trabalho.”
O Marketing de Conteúdo é a produção de conteúdos relevantes para o seu público, como forma de o ajudar a esclarecer dúvidas, a atrair potenciais clientes ou simplesmente a fazer de si uma autoridade num determinado nicho de mercado.
Quanto melhor for o conteúdo que produzir, maior será a perceção do seu público de que você percebe do assunto.
A criação de conteúdos relevantes para o seu público não só o ajuda a estabelecer-se como uma autoridade no seu nicho de mercado, como também a aumentar o impacto das suas ações publicitárias futuras.
Como fazer marketing de conteúdo:
Marketing de conteúdo não é apenas criar conteúdos e publicá-los, para o fazer é necessário muita determinação, foco e atenção.
Em primeiro lugar tem de começar por decidir que conteúdos irá produzir e qual vai ser a estratégia a implementar.
O marketing de conteúdo exige o planeamento de forma correta e antecipada de todos os conteúdos que serão precisos criar, assim como definir objetivos e estruturar um calendário.
Existe muito tipo de plataformas e conteúdo a publicar, como por exemplo blog, redes sociais, e-mail marketing, landing page, vídeos, etc e é obrigatório entender como é que cada um dos formatos funciona, como fazer a divulgação e como conseguir que a mensagem chegue ao maior número de pessoas.
É muito importante que existam objetivos estabelecidos ao praticar o marketing de conteúdo.
Objetivos do marketing de conteúdo:
– Gerar mais tráfego para o seu site ou blog;
– Gerar mais leads, ou seja, contactos sem necessidade de investimento;
– Aumentar a notoriedade da sua marca;
– Baixar o custo de aquisição de clientes.
Deste modo, é possível perceber que a publicação de conteúdos comerciais é desvalorizada pelos indivíduos e acaba por não ter impacto. O marketing de conteúdo deve apoiar as vendas e tem que criar impacto e auxiliar o consumidor quando ele está a iniciar a compra.
Certamente que um consumidor que segue os seus conteúdos acerca de um determinado nicho de mercado, vai sentir que você é conhecedor do assunto e se pretender fazer a compra, vai fazê-la consigo e não com o seu concorrente!
Afinal, o conteúdo ainda continua a ser rei!